Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 PJ





Total de visitas: 1495
Memória da PJ

 

 

 Memória da caminhada da PJ

                     A história da Pastoral da Juventude começa pelos anos 70 ou com a Ação Católica Especializada (JAC – JEC – JIC – JOC – JUC), nos anos 60.

                     No final da década de 70 e no início dos anos 80 a Igreja vivia um período de grandes expectativas, pois Medellin e Puebla trouxeram novos ares para ação pastoral com a opção concreta pelos pobres e pelos jovens.

                     A PJ foi valorizando e incluindo em sua caminhada novas experiências de trabalho com a juventude a partir de seu meio específico: rural, estudantil, universitário e do meio popular.

                     Os encontros e assembléias tornaram-se momentos ricos de refletir sobre o acompanhamento dos jovens para a vida em grupo.

                     Ao incorporar novas formas de se organizar, trouxe também momentos de conflitos e crises que possibilitou abrir a discussão sobre o melhor espaço e metodologia de se chegar até os adolescentes e jovens.

                     Até a 10ª Assembléia Nacional da PJ, em Vitória/ES, em 1992, cada pastoral específica (menos a PJ como tal) tinha sua organização própria com possibilidade maior de assimilar outra estrutura organizativa para a PJ do Brasil.

                     É nesse contexto que começaram os Encontros Nacionais da PJ, sem a participação da PJR, da PJE e da PJMP. Os três primeiros encontros nacionais aconteceram em clima um tanto tenso, de angústia, de luta e de esperança, mas que se foi aclarando com o decorrer da caminhada.